top of page

Reprodução

 

 

O Calafate é uma ave que se dá bem em viveiros externos, onde pode ser criado em colônias ou com outras espécies, como Periquitos Australianos e Diamantes Mandarim. Os criadores preferem, entretanto, tê-lo em gaiolas formando apenas um casal, onde fica mais dócil, aceita bem a aproximação das pessoas e se reproduz normalmente.

 

O macho é um pai e tanto. Costuma colaborar com a companheira em todas as etapas possíveis da procriação. Em março, junto com a fêmea, trança o capim e confecciona o ninho cuidadosamente. Eles não deixam escapar nem mesmo eventuais folhinhas que, por acaso, fiquem presas em algum lugar. A partir daí, acasalam-se. Assim que a fêmea termina de botar os ovos, revezam-se no choco e, em conjunto, passam a alimentar e cuidar dos filhotes. Todo este processo dura cerca de dois meses. Logo depois, o ciclo reinicia, e assim sucessivamente, até o fim de outubro. Começa, então, uma nova fase, a da recuperação física do organismo desgastado pelo período reprodutivo. Vai até o mês de março e durante a mesma ocorre a muda, que dura no máximo dois meses. Terminada esta fase, retornam à reprodução.

 

Preparativos para reproduzir o Calafate

 

Com cerca de 10 meses o casal de Calafate já está pronto para iniciar o processo de acasalamento. O ninho terá a forma de uma bola oca e ficará localizada dentro de uma caixa de madeira, que deverá ter medidas aproximadas de 20cm x 20cm x 20cm, podendo ficar do lado de fora da gaiola. Não mecha no ninho, pois isto deixará a fêmea nervosa e acabará prejudicando o processo de reprodução. Normalmente a fêmea irá fazer a postura de 4 a 6 ovos, sendo um por dia, após 15 a 16 dias os ovos começaram a eclodir. Os filhotes poderão ser separados dos pais a partir dos 35 dias de idade, e logo após a fêmea já começará a fazer uma nova postura, podendo chegar a 4 a 5 durante o período reprodutivo.

 

Nascimento dos filhotes de Calafate

 

Durante o período de reprodução do Calafate você deverá fornecer alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para que o casal possa tratar de todos os filhotes de forma satisfatória, fazendo com que você tenha vários filhotes fortes e saudáveis. Além das sementes dê também verduras e legumes como couve, chicória, milho verde e jiló, além de uma boa farinhada para a criação de Calafate, seja ela caseira ou industrializada.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Internet

 

© 2014 Website designer by: Leandro Oliveira

bottom of page